quinta-feira, 25 de junho de 2020

Viagens, acessibilidade e FREMEC

Já fiz algumas viagens de avião, tanto acompanhada como sozinha, vai depender muito do seu nível de independência, mas para muitos dos obstáculos tem apoios oficiais destinados.

Eu chamo isso de acessibilidade social, poque um deficiente pode fazer muitas coisas dependendo do grau de apoio ofertado, garantido por lei, a acessibilidade, mas falo de uma que supera essas arquitetônicas, falo da sensibilidade que envolve esse conceito para que tais instalações e equipamentos sejam realmente utilizados, pois não adianta ter se não estiver bem divulgado e com pessoas atentas para disponibilizá-lo sem parecer que tá te dando uma "ajuda".

Não que não seja, mas eu encaro como apoio, pois isto deveria estar previsto na dinâmica do estabelecimento que se propõe oferecer estes itens.

Mas voltando as viagens aéreas, existe um documento que, além de cadastrar o passageiro PCD, com suas particularidades, também concede desconto para acompanhantes, em alguns casos.

Independente deste documento, o passageiro tem a sua disposição, um acompanhante com cadeira de rodas para auxiliar no trajeto para embarque e desembarque, assim como, acomodações mais favoráveis ao deslocamento.

No ano passado, fui a Aracajú, Uruguai (ambas sozinha) e Recife (com família e amigos).

Foram experiências incríveis... vou dividindo com vocês aos poucos...

Segue o link para o fremec e instruções sobre o apoio para embarque e desembarque:

https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/assistencia-especial/fremec

https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/assistencia-especial/pessoa-com-deficiencia-fisica

Abraços e em breve a gente se encontra por aí!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser comentar...